Quando a sua mente está cheia de preocupações do dia-a-dia, a sua capacidade de relaxar e focar no presente diminui.
Por isso, torna-se muito importante manter o hábito de procurar sempre maneiras de acalmar e relaxar, deixando todos os contratempos de lado por alguns momentos.
Além disso, dedicar um tempo a essa atividade pode ajudá-lo/la a reduzir o stress e até mesmo impedir que ele se torne algo crónico. Também ajuda a prevenir doenças, aumentar o seu bem-estar emocional e potencializar a sua qualidade de vida.
O que é o relaxamento?
O relaxamento é uma técnica que tem como objetivo eliminar a tensão física, mental e emocional.
O seu organismo, quando se encontra equilibrado, não apresenta nenhum tipo de tensão, mas a vivência do dia-a-dia vai gerando pressão suficiente para desequilibrar o seu corpo. Outra forma de se acumular tensões é por meio de pensamentos e emoções que são omitidas e reprimidas.
Essas tensões tendem a acumular-se e podem prejudicar as suas fibras musculares, o que provoca diversas alterações metabólicas e, por sua vez, doenças. Para diminuir as tensões, é indicado fazer uso das técnicas de relaxamento. Elas vão ajudar a diminuir a ansiedade, aumentar o auto-controlo e melhorar a sua energia e disposição.
Técnicas de relaxamento
Lembre-se de encontrar um ambiente calmo e tranquilo para começar a praticar uma técnica de relaxamento, além de escolher roupas leves que não atrapalhem a movimentação do seu corpo.
Respiração e relaxamento
Uma das principais técnicas para relaxamento está relacionada com o controlo da respiração.
Separe diariamente cinco minutos para praticar esta técnica e logo verá os benefícios que ela pode trazer.
Primeiro, comece por desacelerar a sua respiração. Quando sentir que está num ritmo calmo, é hora de começar o exercício. Esvazie os pulmões e inspire suavemente pelo nariz, contando lentamente até quatro enquanto a sua barriga expande com o ar. Depois, expire suavemente contando até seis. Estabeleça um ritmo que seja confortável para si e lembre-se de usar o diafragma para respirar, aquele músculo que fica logo abaixo do seu tórax.
Relaxamento muscular progressivo
Esta é uma boa técnica para afastar as preocupações excessivas do seu dia-a-dia.
Comece com uma parte do seu corpo, por exemplo, as pernas. Contraia todos os músculos da sua perna direita e, logo em seguida, descontraia. Vai sentir uma reação de bem-estar. Depois, passe para a perna esquerda e repita o processo. Vá fazendo isso com todas as partes do seu corpo até que elas estejam envolvidas por essa sensação boa.
Meditação
Esta técnica é uma das mais conhecidas e também uma das mais efetivas. Existem diversas pesquisas que comprovam o potencial da meditação para aumentar a sensação de serenidade e alegria.
Esta prática vai conduzi-lo/la para um estado mental de calma e relaxamento, por meio de uma postura e focalização da sua atenção. Assim, conseguirá atingir a paz interior e aproveitar os diversos benefícios da meditação.
Pode escolher a posição que for mais confortável para si, desde que a sua coluna permaneça ereta, isso facilita a frequência da energia no seu organismo e garante que não cairá no sono.
Perceba a sua respiração e mantenha-na num ritmo calmo e sempre pelo nariz. Concentre-se no seu respirar, no modo como o seu tórax sobe e desce.
Se quiser, pode entoar um mantra da sua preferência.
Conte de 60 a zero
Um método simples, mas que pode tirar o seu foco das preocupações, isso porque mantém a sua concentração voltada para um objetivo específico. Se puder, execute esta técnica olhando para cima, isso vai estimular o seu sistema nervoso, fazendo com que a pressão arterial caia e o seu ritmo respiratório diminua.
Conclusão
Irá perceber que, à medida que o tempo for passando, a sua prática vai aumentando e com isso a sua capacidade de relaxar, mesmo num lugar com ruídos e distrações, também aumenta. A aquisição de experiência nestas técnicas de relaxamento vai proporcionar-lhe uma vida mais leve e descontraída.
Podemos dizer que os benefícios do relaxamento refletem-se no seu organismo, na sua mente, na sua saúde e no seu bem-estar.
Este artigo fez sentido para si? Se este conteúdo o/a ajudou de alguma forma e acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para curtir e compartilhar nas suas redes sociais.