Vivo bloqueado ou serei livre?
Saiba como o medo é um bloqueador de oportunidades
Para começar é muito importante entender que o medo faz parte do ser humano e que ele tem importância nas nossas vidas, contudo o que queremos demonstrar é que o medo não é nem pode ser maior do que nós próprios e do que a nossa vontade.
Desde que nascemos que são incutidos no nosso inconsciente vários medos através de figuras como o “bicho papão” ou o “homem do saco” e, desta forma, o nosso imaginário fica cheio de criaturas assustadoras.
Desde a infância que nos levam a crer que existem coisas boas e coisas más, fazendo com que o medo fique sempre latente no nosso inconsciente, de forma negativa. À medida que vamos crescendo muitos desses medos desaparecem, contudo muitos deles crescem connosco.
O medo pode surgir através de traumas, decepções, angústias: medo de andar à chuva porque podemos ficar doentes, medo de conduzir porque podemos ter um acidente, medo do que os outros vão pensar daquilo que dizemos, medo de estarmos errados, medo de falar em público, medo de não gostarem de nós…
Estes medos são obstáculos à felicidade.
O medo, envolve-nos, bloqueia-nos, e faz com que deixemos de agir, ficando assim estagnados. O medo paralisa e deixa-nos condicionados, pois passamos a ser aquelas pessoas que têm medo de tudo.
A maioria das vezes temos medo do que desconhecemos e do que é novo para nós, o que nos impede de ver as oportunidades bem à frente do nosso nariz.
Deixar de ter medo significa que deixaremos de perder mais oportunidades, significa que vamos agir e seguir em frente e isso é ter total poder sobre a nossa própria vida.
Mas como podemos deixar de estar paralisados pelo medo? Qual é a solução?
Ainda está para chegar uma magia que nos liberte dos nossos medos com um simples estalar de dedos.
Mas há algo bem melhor do que uma magia… Nós possuímos algo bem mais poderoso que uma poção mágica – a nossa força de vontade!
Esta é a força que vem de dentro do mais íntimo de nós, que nos aquece o coração e que nos leva a enfrentar bem de frente os nossos medos, levando-nos à superação e a chegar a metas que pensávamos inatingíveis.
Esta força tem que estar aliada à paciência e persistência, pois temos que entender que vários dos nossos medos já existem em nós há muito tempo e que não vão embora de um momento para o outro, mas a “poção mágica” que junta força com paciência e persistência é a chave para sermos bem-sucedidos no ultrapassar os nossos medos.
FORÇA + PACIÊNCIA + PERSISTÊNCIA = MEDO SUPERADO
O medo também tem um lado positivo, o de nos proteger, pois ajuda-nos a saber onde são os limites e a cuidar melhor de nós, mas nunca podemos deixar que o medo nos domine!
Ser livre é não nos deixarmos bloquear pelo medo.
Aceite o desafio de ser livre!