Portal de Conteúdo

O que significa ter uma boa confiança para atingir objetivos

Quando você entra em um ambiente desconhecido ou pondera sobre uma decisão difícil, o que você sente? Isso se chama boa confiança!

Você se questiona ou agoniza sobre o que fazer? Pessoas confiantes não são imunes à dúvida, mas desfrutam de uma forte sensação de segurança, clareza e confiança em si mesmas. 

A confiança afeta todas as áreas de sua vida, incluindo trabalho e relacionamentos. 

Muitas experiências podem prejudicar sua confiança, mas vale a pena fazer um esforço para recuperá-la. Aqui estão dez razões pelas quais a confiança é importante:

A confiança pode torná-lo mais saudável

Estudos indicam que pessoas confiantes tendem a ser mais saudáveis ​​e viver mais. Pode ser devido aos efeitos positivos das emoções associadas à confiança – felicidade , otimismo e satisfação. 

As pessoas que não têm confiança muitas vezes lutam com emoções como medo, depressão e ansiedade, que estão associadas a efeitos negativos à saúde. A confiança também pode ajudá-lo com metas de condicionamento físico. 

Se você tem o desejo e a confiança para se exercitar, é mais provável que veja o sucesso do que se duvidasse de sua capacidade de enfrentar o desafio.

A confiança pode mantê-lo seguro

Pessoas confiantes são menos propensas a fazer coisas que não querem fazer. Isso pode incluir atividades arriscadas e perigosas para as quais outras pessoas estão pressionando você.

Considere por que os adolescentes correm maior risco de decisões ruins ou comportamento imprudente. 

Muitas vezes é porque os adolescentes ainda estão construindo sua confiança e senso de identidade, o que os torna mais vulneráveis ​​à pressão dos colegas. 

Qualquer pessoa sem uma quantidade saudável de confiança é mais propensa a ceder à pressão dos colegas, mesmo quando sabe melhor.

Confiança ajuda na tomada de decisões

Muitas pessoas lutam para tomar decisões. Se você não tem confiança, é natural duvidar de si mesmo, tentar reverter uma decisão ou se criticar se as coisas não saírem conforme o planejado. 

A confiança ajuda a manter as coisas em perspectiva. Você se sentirá mais seguro em sua capacidade de tomar decisões e, se o resultado não for exatamente o que deseja, é mais provável que você consiga se adaptar.

Confiança ajuda com resiliência

Falando de quando as coisas não acontecem do seu jeito, a confiança ajuda você a colocar os fracassos em perspectiva. 

Ninguém gosta de cometer erros ou ficar desapontado, mas quando você tem confiança em si mesmo, sabe que tem as habilidades necessárias para enfrentar qualquer desafio que surja em seu caminho. 

Quanto mais desafios você enfrenta, mais sua confiança e resiliência aumentam.

A confiança melhora seus relacionamentos

Há um punhado de razões pelas quais a confiança é importante nos relacionamentos. Pessoas confiantes são menos dependentes de outras para garantia e aprovação. 

Eles se sentem confortáveis ​​sendo eles mesmos, o que incentiva mais honestidade em um relacionamento. Pessoas confiantes também são mais propensas a manter limites saudáveis. 

Por não serem tão dependentes dos outros por seu senso de valor, as pessoas confiantes são menos propensas a ceder àqueles que não as respeitam.

A confiança faz de você um comunicador melhor

Pessoas confiantes costumam ser bons comunicadores. Eles não têm medo de ser diretos quando necessário e não se questionam enquanto estão falando. 

Alguém com baixa confiança pode ter dificuldade em deixar suas necessidades e desejos claros porque não tem certeza de si mesmo ou tem medo de como os outros responderão. 

Essa falta de clareza torna os mal-entendidos mais prováveis. A confiança, por outro lado, garante uma comunicação mais direta e honesta.

Confiança ganha respeito

Não é nenhum segredo que as pessoas respeitam a confiança. Pessoas confiantes dão a impressão de que sabem o que estão fazendo e, portanto, são mais confiáveis ​​e inspiradoras. 

Os melhores líderes do mundo – em todos os campos – estão todos confiantes. 

Lembre-se de que “confiança” não significa “arrogância”. Pessoas confiantes também ganham respeito ouvindo outras perspectivas, respondendo a críticas e entendendo suas fraquezas.

A confiança pode ajudar a gerenciar sentimentos de ansiedade

Todo mundo se sente ansioso em algum momento. Você pode ter uma reunião importante no trabalho ou precisar ter uma conversa difícil com alguém. A confiança ajuda a protegê-lo da voz nervosa que diz “Você não pode fazer isso. Você deveria desistir.” 

Em vez de se sentir preso por uma conversa interna negativa, a confiança fornece uma mensagem alternativa: “Você pode fazer isso”.

A confiança motiva você

Para alcançar seus sonhos e ter sucesso em qualquer área da vida, você precisa de motivação. 

Você pode encontrar motivação de várias formas, mas a confiança é uma das mais importantes. 

A confiança ajuda você a olhar para trás em seus sucessos anteriores, não importa quão pequenos sejam, e usá-los como combustível para o futuro. Isso ajuda você a se sentir orgulhoso do que realizou no passado e esperançoso pelo que alcançará em seguida.

A confiança está ligada à autoestima

Embora a confiança e a autoestima não sejam mutuamente exclusivas (as pessoas podem ter boa autoestima, mas lutam para se sentir confiantes), elas estão ligadas. 

A confiança pode ajudá-lo a construir uma melhor autoestima e vice-versa. 

Conhecer seu valor e o que você traz para a mesa aumenta sua confiança, enquanto ela o fundamenta em quem você é e no que é capaz.

Conheça o Practitioner, um treinamento de PNL que o ajudará a gerenciar o estresse e reduzir o estresse no trabalho e na vida.

O treinamento foi criado por Alex Paxeco, para fornecer aos participantes o conhecimento, as habilidades e as suposições para se tornarem praticantes eficazes da programação neurolinguística.

Previous
Next

Categorias do Blog

QUER ASSUMIR O CONTROLO DA SUA PRÓPRIA VIDA E DAS SUAS EMOÇÕES