Portal de Conteúdo

O que é coaching, para que serve e quais os seus benefícios?

Com certeza já ouviu falar em coaching, não é verdade? Este termo está cada vez mais popular no mercado profissional.
 

Muitas são as pessoas que estão a aderir a esta modalidade de desenvolvimento humano. Acontece que o coaching vai muito além de ser apenas um impulsionador de carreiras. Ele também é uma ferramenta extraordinária para alavancar a sua vida pessoal.

Por isso, no artigo de hoje vamos abordar este tema que está em alta nos quatro cantos do mundo.

O que é Coaching?

Trata-se de uma metodologia que tem como objetivo desenvolver a máxima performance do ser humano, com base no potencial infinito que cada um carrega dentro de si.

A técnica utiliza diversas outras práticas e ciências relevantes para o desenvolvimento tanto pessoal, quanto profissional, com o objetivo de acelerar o processo de conquista de metas e objetivos, para com isso melhorar a qualidade e a satisfação com a vida.


E como o coaching faz isso? Mapeando o estado atual em que o aluno se encontra e o estado ao qual ele deseja chegar com a ajuda da metodologia.

A partir daí, é possível traçar um plano de ações que precisam de ser executadas para propiciar esse crescimento num curto espaço de tempo.

Todo este processo é proporcionado por uma pessoa que é treinada para esse tipo de orientação, o Coach, e recebido pelo aluno que deve estar emocionalmente saudável e aberto para o processo, o Coachee.

Origem do Coaching

O termo tem origem na Húngria, entre os séculos 15 e 16, onde os moradores usavam a palavra kocsi para se referir a um tipo muito confortável de carruagem que fazia sucesso entre os habitantes de uma pequena cidade. A pronúncia do termo era ko-tchi, por isso os ingleses entendiam como coach.

Como o termo era associado a carruagem, não demorou até que ele começasse a ser utilizado para destacar a mesma função de levar alguém de um ponto a outro.

Por volta de 1830, o termo tornou-se ainda mais conhecido quando passou a ser utilizado na Universidade de Oxford, para designar os professores-tutores, que conduziam e preparavam o estudante na sua jornada.
 

Logo depois, foi adaptado também ao meio desportivo da universidade, sendo usado para representar a pessoa que cuidava do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos atletas.
 

Mas, foi apenas em 1950 que o termo foi aplicado com a definição que conhecemos hoje.

Tipos de Coaching

Existem Coaches que atendem nos mais diversos segmentos, mas basicamente podemos dividir em duas grandes áreas: desenvolvimento pessoal e desenvolvimento profissional.

Vamos falar um pouco mais de cada uma e das suas possibilidades.

Desenvolvimento Pessoal

Não é segredo que a jornada pela procura da realização pessoal pode ser muito desafiante. Por isso, o coaching de desenvolvimento pessoal existe com o intuito de simplificar e potencializar essa procura.

Nessa modalidade, o foco é o seu desenvolvimento como ser humano, procurando superar os obstáculos nos diversos aspectos da vida, como família, relacionamentos, saúde, finanças, propósito, relacionamento consigo mesmo, etc.
 

Aqui você vai ter a oportunidade de descobrir a sua missão de vida, além de conquistar grandes feitos na área emocional e comportamental.
 

Confira os nichos que se encontram no coaching de desenvolvimento pessoal:

●      Life coaching;
●      Família;
●      Grávidas;
●      Para crianças;
●      Relacionamentos amorosos;
●      Comunicação;
●      Emoções pessoais;
●      Espiritual;
●      Desportivo;
●      Alimentação;
●      Saúde, entre outros.

Desenvolvimento profissional

Já o coaching de desenvolvimento profissional está muito mais focado no desenvolvimento das suas habilidades chave para o seu crescimento na carreira. O seu objetivo é ajudá-lo a alcançar as suas metas profissionais de maneira assertiva e rápida.

Essa modalidade vai trabalhar o seu poder de comunicação, interação, negociação, raciocínio, entre muitos outros elementos essenciais para a subida na carreira.

Está a tornar-se uma prática cada vez mais comum a adoção do processo de coaching pelas empresas que desejam desenvolver os seus colaboradores e com isso aumentar exponencialmente os seus resultados. 

Confira os nichos que se encontram no coaching de desenvolvimento profissional:
 

●      Executivo;
●      Carreira;
●      Vendas;
●      Performance;
●      Liderança;
●      Equipas;
●      Empresarial;
●      Organizacional;
●      Empreendimento, entre outros.

Benefícios do Coaching

O coaching possui diversos benefícios, como a promoção do autoconhecimento e do crescimento de quem o procura. Vamos listar algumas outras vantagens que também podem ser encontradas nessa metodologia.

Maior produtividade

Você passa a gerir o seu tempo com mais precisão, escolhendo melhor como direcionar os minutos do seu dia para a conquista das suas metas e objetivos.

Isso vai aumentar e muito a sua produtividade, porque o seu tempo será gasto com atividades necessárias e fundamentais, não mais tarefas desconexas ou avulsas.
 

E mesmo que você ainda precise de lidar com essas tarefas que não tem a ver com seus objetivos, é possível se planear para que elas não comprometam a sua produtividade.

Reconhecimento dos bloqueios emocionais

Outro benefício presente no Coaching é a possibilidade de identificação dos bloqueios emocionais e crenças limitadoras que você carrega consigo mesmo sem se aperceber.
 

Essas limitações afetam diretamente a sua vida pessoal e profissional, por isso, a metodologia trabalha no sentido de minimizá-las ou até mesmo eliminá-las, para que você possa crescer sem esses bloqueios.

Desenvolvimento e potencialização de habilidades

A metodologia vai ajudá-lo a identificar quais são os seus pontos de melhoria e, com essa informação, guiá-lo no melhor caminho para desenvolver as habilidades que podem mudar essa realidade.

Além disso, também é possível trabalhar as habilidades que você já possui, para aprimorar e potencializar os seus talentos e qualidades.

Aumento do desempenho

Uma vez que você desenvolve a habilidade de se organizar e planear melhor, você aumenta o seu desempenho. Isso porque o planeamento correto e direcionado das suas atividades aumentam os resultados e a qualidade do que você produz.

Menos stress

Uma das maiores causas do stress é a falta de organização da rotina profissional, fazer tudo ao mesmo tempo, resolver um desafio atrás do outro, ter que lidar com a quantidade absurda de trabalho que nunca o levam a lugar nenhum.
 

Por isso, quando a metodologia o ajuda a organizar-se melhor e direcionar melhor o seu tempo, você também começa a sentir uma redução nos níveis de stress.

Aumento da qualidade de vida

Por todos os benefícios que vimos até agora, fica mais do que claro que o Coaching tem como resultado principal a melhoria da sua qualidade de vida. Toda essa jornada vai aumentar a sua satisfação em viver a vida, o que proporciona maior bem-estar e alegria, que, por sua vez, ajuda a melhorar ainda mais os seus resultados.

Conclusão

Depois de todas estas informações, você percebeu que o Coaching é uma das formas mais eficazes de se conquistar o desenvolvimento pessoal e profissional.

O processo vai acelerar a sua evolução, permitindo que você alcance os seus objetivos com muito mais eficiência e assertividade.

Este artigo contribuiu para a sua aprendizagem e evolução? Se este conteúdo o ajudou de alguma forma e você acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para compartilhar nas suas redes sociais.

Previous
Next

Categorias do Blog

QUER ASSUMIR O CONTROLO DA SUA PRÓPRIA VIDA E DAS SUAS EMOÇÕES