Portal de Conteúdo

Entenda como a psicologia explica o bloqueio emocional e saiba como tratar

Você sabe por que algumas pessoas parecem não se importar ou até mesmo evitar situações que outros buscam com tanto empenho? Por exemplo, uma pessoa que não deseja de jeito nenhum se envolver em algum tipo de relacionamento amoroso, enquanto a grande maioria está aberta para a possibilidade.

Neste artigo vamos falar sobre os bloqueios emocionais que nos fazem agir dessa maneira frente às situações da vida. 

Você vai entender melhor o que é e como lidar com esse obstáculo.

O que é um bloqueio emocional?

É um mecanismo de defesa da nossa mente que acontece de forma completamente inconsciente, por isso muitas pessoas nem ao menos percebem que sofrem com um bloqueio emocional. Seu objetivo é evitar o sofrimento, por isso funciona como um escudo para se proteger de situações e experiências que já foram vividas e sofridas.

Isso acontece porque mesmo que a nossa vida seja repleta tanto de momentos positivos, como negativos, é desafiador saber como lidar com a parte não boa assim. Principalmente para quem não cultiva um equilíbrio emocional e ainda não é capaz de controlar suas emoções. 

Podemos dizer que esses bloqueios tem origem principalmente na fase da juventude, pelo fato de ser um período emocionalmente muito intenso e por ainda estarmos construindo nossa estrutura emotiva e começando a definir nossa visão do mundo. Sem perceber vamos criando esses bloqueios para evitar situações que nos fizeram dano de alguma forma.

Porém, quando reprimimos nossas emoções, é como se nosso corpo fosse invadido por organismos estranhos e tivesse que lutar contra algo invisível. Daí, nascem as doenças emocionais, e que tornam ainda mais desafiador saber como lidar com todos os acontecimentos negativos da nossa vida.

A origem dos bloqueios emocionais

São diversas as origens dos bloqueios emocionais, mas podemos dizer que frequentemente estão mais interligados com a nossa maneira de interagir e relacionar com o mundo.

Separamos aqui quatro causas que são bem comuns, confira:

Autoestima

Muitas vezes a falta de confiança em si mesmo pode ser uma das causas dos bloqueios emocionais. 

Algumas pessoas passam a vida duvidando das suas próprias capacidades e por temer o julgamento dos outros evita qualquer tipo de situação onde precisa assumir as rédeas e demonstrar suas habilidades. 

Experiências

Nós já falamos em outros artigos sobre a importância de crescer com os desafios na sua vida. 

Acontece que isso é uma tarefa desafiadora, e por isso, nem todo mundo é capaz de lidar com eles da melhor maneira possível. Como consequência, essas pessoas se fecham por medo de sofrer novamente e criam algo como uma casca, tentando mostrar que não se importam com os obstáculos, quando na verdade estão apenas fugindo deles sem ao menos sair do lugar. 

Rejeição

Quem já sofreu com a rejeição sabe que não é nada simples superar esse sentimento. 

Muitas pessoas desenvolvem um medo de passar pela mesma situação novamente e por isso preferem evitar qualquer tipo de relação ou experiência em que possa existir a chance de ser rejeitado. Elas acreditam, mesmo sem perceber, que são descartáveis para as outras pessoas, e se sentem completamente desconfortáveis em situações sociais.

Ambiente

Somos altamente influenciados pelo ambiente no qual estamos inseridos. Dependendo da carga de emoções com as quais temos de conviver podemos criar alguns bloqueios emocionais.

Por exemplo um adolescente que cresce em um ambiente com pais separados e por isso escutou durante anos um dos genitores falar mal e denegrir a imagem do outro, pode criar um bloqueio emocional de não se permitir amar ou confiar no pai/mãe que teve a imagem prejudicada. 

Isso é algo muito sério, e para superar é muitas vezes necessário sair do ambiente onde se encontra para poder respirar novas ideias e se libertar do bloqueio.

Como lidar com os bloqueios emocionais

Agora que você já sabe como as origens dos bloqueios emocionais podem ser complexas, entende que pode ser desafiador superar esse mecanismo. 

Isso não quer dizer que seja impossível, mas sim que é preciso uma dose de coragem e de autoamor para encarar de frente o que for necessário.

O primeiro passo é reconhecer que você evita alguma situação ou sentimento, mesmo sem entender o porquê.

Quando você souber o que está evitando é hora de tentar descobrir o motivo. Volte a origem de tudo isso e tente visualizar o que foi que começou esse ciclo. 

Assim que for capaz de ver o motivo inicial, evite ficar pensando em como teria sido diferente se você ou outra pessoa tivessem agido de forma diversa. Não é hora de buscar culpados e sim de encontrar a saída.

Você precisa encarar de frente a situação que gerou esse bloqueio emocional e analisar o quanto tudo isso já prejudicou a sua vida.

É essencial ressignificar essa experiência e retirar dela somente o aprendizado que ali estiver disponível. Liberte-se das perspectivas negativas e use o positivo para crescer e superar esse bloqueio.

Conclusão

As origens do bloqueio emocional estão escondidas em algum lugar dentro de nós mesmos, e se queremos realmente enfrentar e superar essa situação é preciso voltar os olhos para si mesmo e com muita coragem se analisar honestamente. 

Apesar de ser uma tarefa desafiadora, os resultados valem muito a pena. Você vai sentir que pode finalmente respirar e correr atrás do tempo que se foi enquanto você fugia do desafio.

Esse artigo fez sentido pra você? Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma, e você acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para curtir e compartilhar nas suas redes sociais. E se você já passou por alguma experiência que criou um bloqueio emocional, conta pra gente nos comentários aqui embaixo como foi. 

Previous
Next

Categorias do Blog

QUER ASSUMIR O CONTROLO DA SUA PRÓPRIA VIDA E DAS SUAS EMOÇÕES